tag:blogger.com,1999:blog-12179942788672960582024-03-19T08:59:20.796-03:00Letras da CulturaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.comBlogger327125tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-67831301556646322282014-05-01T11:45:00.000-03:002014-05-01T11:45:00.244-03:00Visões Periféricas com inscrições abertas até 12 de maioO Festival Visões Periféricas possui três eixos de trabalho, o audiovisual, a educação e a tecnologia. Articulando cada um desses eixos, o festival chega a 8ª edição com a missão de ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras, mas também repensar a periferia como um conceito sujeito a deslocamentos e permanentes revisões. Em 2014 irá acontecer de 12 a 17 de agosto no Oi Futuro Ipanema, Praça Gal. Osório, Centro Cultural Justiça Federal, cineclubes, escolas e comunidades populares do Rio de Janeiro (RJ).<br />
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Suas principais mostras aqui destacadas procuram reunir os filmes selecionados a partir desses três pilares. Durante os seis dias em que acontece, o festival promove o encontro e diálogo entre o público e diretores de diversas partes do país e região ibero-americana. Os filmes selecionados refletem a diversidade de contextos de realização e estilos formais. O Visões Periféricas procura sobretudo ser uma experiência estética que nasce da eletricidade gerada nesses encontros, o maior legado que o festival pode deixar nas mentes e corações de quem participa dele.<br />
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O Visões Periféricas também é um festival pioneiro no Rio de Janeiro, não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos e formação do Brasil e Ibero-américa, como também é pioneiro a realizar exibições sistemáticas em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas. Ele atualmente acontece em salas de cinemas, cineclubes, praças e ruas da cidade.<br />
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É por tudo isso que hoje o festival é uma referência no país para jovens realizadores, pesquisadores e o público em geral. Aguardamos a sua inscrição e convidamos você para fazer parte desse processo de renovação do audiovisual brasileiro.<br />
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Inscrições até o dia 12 de maio para as mostras:<br />
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<li>Visorama: filmes de até 30min produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação audiovisual.</li>
<li>Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual</li>
<li>Longa-Metragem: filmes acima de 70 minutos realizado por diretores independentes, instituições e coletivos de audiovisual.</li>
<li>Tudojuntoemisturado: filmes de até 5min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe.</li>
</ul>
Mais informações: <a href="http://www.visoesperifericas.org.br/">www.visoesperifericas.org.br</a><br />
tel. 21 2226 9173<br />
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Fonte <a href="http://www.ctav.gov.br/" target="_blank">CTAV</a> Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-80812292355573077302014-05-01T11:30:00.000-03:002014-05-01T11:30:01.593-03:00Professor, o Google está em busca de novos talentos- <i>Notícia transcrita do Blog do Google</i><br />
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"O YouTube EDU cresceu e está em busca de novos talentos<br />
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Em novembro de 2013 anunciamos o lançamento do YouTube EDU, uma página exclusiva com canais de educação, construída em parceria com a Fundação Lemann. Agora entramos em uma nova etapa e três mil novos vídeos vêm somar aos oito mil que já entraram no lançamento.<br />
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Além das aulas nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa voltadas para o conteúdo do ensino médio, teremos outras disciplinas também com conteúdo para ensino fundamental.<br />
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A nova etapa abre também uma grande oportunidade para que professores do Brasil todo possam entrar no mundo das vídeo-aulas. Queremos trazer para esta iniciativa talentosos professores que já produzem conteúdos para o YouTube e que devem submetê-los à plataforma e também abrir o desafio para que educadores que ainda não estão no mundo digital se aventurem como novos autores.<br />
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“A plataforma já se mostrou, desde sua implantação, uma ferramenta poderosa e com capacidade para ajudar a elevar a educação em todo o Brasil. Nesta nova etapa, estamos confiantes que atingiremos um público ainda maior e um conteúdo ainda mais rico” explica Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann.<br />
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Todos os vídeos na plataforma passaram por uma rigorosa curadoria coordenada pela Fundação Lemann para garantir a precisão e relevância das informações ensinadas por eles. Por isso, pode confiar e mergulhar no estudo divertido do YouTube Edu."<br />
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Fonte <a href="http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/" target="_blank">Blog do Google Brasil</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-67839711747585027372014-05-01T11:15:00.000-03:002014-05-01T11:15:00.728-03:00Inscrições de projetos culturais até 28 de maioInscrições até 28 de maio para o ‘4º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos’. <br /><br />O cadastro pode ser feito pessoalmente nos dia úteis, na Secretaria de Cultura de Santos (Secult), das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou enviado pelo correio (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, CEP: 11075-907).<br /><br />As propostas devem ser encaminhadas ao setor de Protocolo, no terceiro andar. <br />Podem ser inscritos projetos de artistas independentes santistas que atuem nas áreas de artes plásticas, artes gráficas, artesanato, cultura integrada e popular, circo, artes de rua, dança, música, teatro, cinema, videografia, fotografia, literatura, patrimônio cultural e natural, infraestrutura cultural ou outros segmentos culturais aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura.<br /><br />O concurso irá contemplar 30 propostas, cada uma com R$ 10 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil da Secult, por meio do Fundo de Assistência à Cultura (Facult).<br /><br />O regulamento foi publicado na edição do último dia 16, na página 5 do Diário Oficial de Santos e também está disponível em <a href="http://www.santos.sp.gov.br/">www.santos.sp.gov.br</a>.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-32840037960565618972014-05-01T11:00:00.000-03:002014-05-01T11:00:01.806-03:00Seleção pública Comunidades do Programa Petrobras SocioambientalEstão abertas as inscrições para a seleção pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental, que irá destinar R$ 15,6 milhões para projetos socioambientais desenvolvidos no entorno de nossas unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A seleção é voltada a organizações do terceiro setor sem fins lucrativos desses estados.<br /><br /><b>As instituições têm até 4 de julho para enviar seus projetos.</b> Cada iniciativa receberá até R$ 300 mil para ser executada no período de dois anos. Elas deverão apresentar projetos com atuação em pelo menos uma das seguintes linhas: produção inclusiva e sustentável; biodiversidade e sociodiversidade; direitos da criança e do adolescente; florestas e clima; educação; água; ou esporte.<br /><br />A seleção pública Comunidades está aberta para 54 municípios, sendo 34 do estado de São Paulo, sete do Paraná, cinco de Santa Catarina e oito do Rio Grande do Sul. Ao longo do período de inscrições, realizaremos Caravanas Socioambientais em todos os estados participantes. As Caravanas são oficinas gratuitas com o objetivo de capacitar as organizações interessadas, apresentar o roteiro de elaboração de projetos socioambientais e esclarecer dúvidas sobre a seleção regional. O regulamento está disponível no site <a href="http://www.petrobras.com.br/socioambiental">www.petrobras.com.br/socioambiental</a>.<br /><br /><b>Seleção pública Comunidades</b><br /><br />A seleção pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental está voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das nossas unidades. Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso de contribuir para desenvolvimento das regiões onde atuamos e garantimos a democratização do acesso a recursos e a transparência na escolha dos projetos.<br /><br /><b>O Programa Petrobras Socioambiental:</b> Desenvolvimento sustentável e Promoção de Direitos investirá 1,5 bilhão, entre 2014 e 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.<br /><br /><b>Os estados e os municípios</b><br />
<br /><b>SÃO PAULO</b><br />ÁREA 1 - Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André<br />ÁREA 2 - Caçapava, Jacareí, Monteiro Lobato, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé<br />ÁREA 3 - Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida<br />ÁREA 4 - Cubatão, Praia Grande e São Vicente<br />ÁREA 5 - Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis e Paulínia<br />ÁREA 6 - Bauru, São Bernardo do Campo, Diadema e São Paulo - exclusivamente os bairros Cidade Nova Heliópolis e Vila Aparecida<br /><br /><b>PARANÁ</b><br />ÁREA 7 - Araucária, Curitiba e Campo Largo<br />ÁREA 8 - Antônio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus do Sul<br />ÁREA 9 - Paranaguá<br /><br /><b>SANTA CATARINA</b><br />ÁREA 10 - Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Navegantes<br /><br /><b>RIO GRANDE DO SUL</b><br />ÁREA 11 - Canoas e Esteio<br />ÁREA 12 - Rio Grande e São José do Norte<br />ÁREA 13 - Tramandaí, Imbé e Osório<br />ÁREA 16 - Ijuí<br /><br />Mais informações no <a href="http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/" target="_blank">hotsite da Petrobras Socioambiental</a><br />
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Fonte <a href="http://www.noodls.com/" target="_blank">noodls</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-21287677005187352952014-05-01T10:45:00.000-03:002014-05-01T10:45:00.085-03:00Inscrições de projetos ao PIC seguem abertas até 12 de maioInteressados em inscrever projetos culturais canoenses para o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Prefeitura de Canoas, podem fazê-lo até 12 de maio.<br />
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O programa financia 100% dos projetos selecionados, voltados ao teatro, música, literatura, audiovisual e artes visuais. Neste ano, serão investidos aproximadamente R$ 600 mil, em dois editais: o que está aberto, referente a 2013, e outro, que será divulgado no segundo semestre, referente a 2014.<br />
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Os projetos do PIC devem ser entregues na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Ipiranga, 120, telefone (51) 3466-7039, email: atendimentocidadao@gmail.com.<br />
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Fonte <a href="http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/117982" target="_blank">Prefeitura de Canoas/RS</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-18388024419793848562014-05-01T10:30:00.000-03:002014-05-01T10:30:01.697-03:00Núcleo Artístico Athus Company - NAAC, está com inscrições abertasO NAAC oferece o curso de Formação Artística, com conhecimentos teóricos/práticos da arte teatral, processo de produção, realização e manutenção de um espetáculo.<br /><br />Como parte do Programa, os envolvidos desenvolverão um estudo constante sobre Interpretação com Base em pesquisas e estudos dos maiores teóricos do Teatro.<br /><br />A produção cultural realizada pelo Núcleo (Espetáculos, Exposições, Gravações, Interações e Oficinas) acontecerão nas dependências da Universidade Anhanguera na unidade de Pirituba, zona oeste de São Paulo.<br /><br />Desenvolvimento e formação artística voltada à projetos culturais em diversas linguagens.<br /><br />Trata-se de um Núcleo de processos de criação artística e pesquisas teatrais, relacionadas a experiências práticas e estudos teóricos, tanto no campo teatral como nas artes visuais.<br /><br />INSCRIÇÕES - naac@athuscompany.com<br /><br />Acesse: <a href="http://www.naac.athuscompany.com/">www.naac.athuscompany.com</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-1158566698283445432014-04-30T12:00:00.000-03:002014-04-30T12:00:07.235-03:00Inscrições abertas para o Programa Aprender com Cultura e ExtensãoAté o dia 14 de maio estão abertas as inscrições para a edição 2014/2015 do <a href="http://prceu.usp.br/aprender/wp-content/uploads/2013/11/Folder-2014-2015.pdf" target="_blank">Programa Aprender com Cultura e Extensão</a>, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Ao todo, serão oferecidas 1,2 mil bolsas aos alunos de graduação no valor de R$ 400,00 mensais para um período de 40 horas mensais de atividades nos projetos aprovados pelo Programa. As bolsas serão concedidas durante 12 meses, compreendendo o período de 1 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015.<br /><br />O Programa integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade e tem o objetivo de fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação em projetos, de forma a contribuir para a sua formação.<br /><br />Para participar, os alunos de graduação dos cursos da USP devem obrigatoriamente estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) da Superintendência de Assistência Social da USP. É possível realizar inscrições em até dois projetos homologados por meio do Sistema Júpiter Web, seguindo as orientações disponíveis na página do Programa.<br /><br />No ICMC, foram aprovados 14 projetos no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão e existem 17 oportunidades de bolsa para atuar em um desses projetos.<br /><br /><a href="http://prceu.usp.br/aprender/wp-content/uploads/2013/11/Edital-2014-2015.pdf" target="_blank">Edital 2014/2015</a><br /><br />Mais informações: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC<br />E-mail: ccex@icmc.usp.br<br />Tel.: (16) 3373-9146<br />
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Fonte <a href="http://icmc.usp.br/" target="_blank">ICMC/USP</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-51964648739358970862014-04-30T11:45:00.000-03:002014-04-30T11:45:00.510-03:00Inscrições abertas para oficina gratuita de confecção de livros artesanaisDe 30 de abril a 7 de maio a produtora cultural e arte-educadora Cris
Cubas ministrará a oficina de Confecção de Livros Artesanais, totalmente
gratuita, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), dentro da
programação da FestiPoA Literária. Direcionada a jovens e adultos e com
apenas 15 vagas, “Lixo: Luxo do Papelão ao Livro” terá encontros das 19h
às 21h, na Sala Hermes Mancilha. Os interessados devem trazer: cola de
tubo, tesoura, pincel cabeça chata, barbante, agulha grossa, estilete
grande, jornal e caixas de papelão (1-4). Inscrições pelo e-mail <a href="mailto:festipoaliteraria@gmail.com" target="_blank">festipoaliteraria@gmail.com</a>.<br />
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A proposta é confeccionar livros artesanais a partir de materiais cotidianos, considerados lixo pela sua efemeridade, como papelão e jornal. A atividade proporciona noções estéticas básicas de colagem, corte e costura para a confecção do livro, buscando desenvolver a criatividade e a livre expressão. Além de tudo, a atividade dá um apanhado sobre outros projetos culturais que já utilizam a técnica como fonte transformadora de economia solidária, visando pôr em prática a colaboração imediata com o projeto de livros artesanais da ALICE (Agencia Livre de Comunicação e Entretenimento). Baseada no trabalho do Dulcinéia Catadora (SP), a oficina é ministrada desde 2009 em espaços públicos e junto a escolas, movimentos e projetos sociais.<br /><br />Cristiane Cubas é graduada em Letras – Português e Literatura Portuguesa, Brasileira e Africana pela UFRGS e mediadora de arte, formada pela Fundação Iberê Camargo. Foi produtora cultural da Coordenação do Livro e Literatura de Porto Alegre e atualmente produz e coordena as oficinas da Festipoa Literária. Fundadora e coordenadora de produção da Mostra Artística Cabaré do Verbo, atua no desenvolvimento de atividades culturais continuadas de arte- educação, formação de leitores e formação de plateia, realizando mostras artísticas, saraus, oficinas e intervenções urbanas.<br /><br /> Serviço:<br />Período: 30 de abril a 7 de maio<br />Hora: das 19h às 21h.<br />Local: Sala Hermes Mancilha – Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ (Andradas, 736).<br />Inscrições: Pelo e-mail <a href="mailto:festipoaliteraria@gmail.com" target="_blank">festipoaliteraria@gmail.com</a> Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-66517731277829685102014-04-30T11:30:00.000-03:002014-04-30T11:30:01.040-03:00As portas do Centro Cultural Matadero Madrid se abrem para os artistas brasileirosIntercâmbio cultural Brasil - Espanha<br />
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A convocatória lançada abrange residências artísticas de quatro brasileiros, no período de 6 de outubro a 16 de novembro de 2014. Poderão participar da convocatória artistas e agentes locais, de nacionalidade brasileira, pessoa física e que residam ou atuem no Brasil. O resultado do trabalho desenvolvido será apresentado ao público de 12 de novembro a 06 de janeiro de 2015. <br />
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Os selecionados receberão 2 mil euros, dentre outros benefícios como passagem para Espanha, alojamento e verba para produção artística. Os interessados podem enviar proposta até 23 de maio através do site. <br />
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Matadero: Composto por um conjunto com 48 edifícios, o Museu Matadero Madrid - um antigo matadouro que se transformou numa cidade cultural - tem espaços destinados ao design, cinemateca, leitura, criação, estúdio de música, debate, produção de arte contemporânea, entre muitos outros. Além disso, cede algumas áreas do complexo à empresas privadas que se dedicam a arte: O resultado é um maior número de pessoas com acesso à cultura.<br />
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A parceria com o Centro Cultural Matadero se realiza logo após a assinatura de um acordo entre MinC e a Universidade de Bolonha (Itália) que segue a linha do programa "Ciência sem Fronteiras". O Ministério da Cultura tem buscado parcerias para emplacar o intercâmbio de artistas e/ou estudantes brasileiros da área cultural.<br />
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Fonte <a href="http://giropelaarte.blogspot.com.br/2014/04/intercambio-cultural-brasil-espanha.html" target="_blank">Giro pela Arte</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-84604127307811320902014-04-30T11:15:00.000-03:002014-04-30T11:15:00.491-03:00Petrobras esportes com inscrições até 14 de julho/2014A estatal destinará R$ 45 milhões, no período de dois anos, a iniciativas de todo o País. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 14 de julho pelo site da empresa - <a href="http://www.petrobras.com.br/ppec2014">http://www.petrobras.com.br/ppec2014</a><br /><br />Para participar da seleção é necessário que os projetos estejam sob responsabilidade de pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado sem fins lucrativos, com pelo menos um ano de funcionamento, que tenham a promoção do esporte como uma de suas finalidades.<br /><br />Os projetos devem prever o atendimento direto a crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas educacionais e complementares, alinhadas aos princípios do esporte educacional: inclusão, construção coletiva, educação integral, diversidade e autonomia. Devem também realizar o acompanhamento da evolução no desempenho da educação formal dos participantes, priorizando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.<br /><br />A seleção constará de triagem administrativa, avaliação técnica e econômica, comissão de seleção e, em última instância, por um conselho deliberativo. Podem participar do processo profissionais da companhia, técnicos e especialistas externos, representantes do governo, terceiro setor, de universidades e da imprensa. A divulgação dos resultados está prevista para o segundo semestre de 2014. <br />
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Mais informações, no <a href="http://www.petrobras.com.br/ppec2014" target="_blank">hotsite da Petrobras</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-61232053785132323762014-04-30T11:00:00.000-03:002014-04-30T11:00:02.085-03:00Seleção de projetos culturais e concessão de Prêmio para circulação de espetáculosAs inscrições para o Edital estarão abertas até 05 de maio de 2014. O prazo para a execução do projeto é de até 10 de março de 2015 <br /><br />Seleção de projetos culturais e concessão de Prêmio para circulação de espetáculos de teatro e de dança produzidos no estado do Espírito Santo. A SECULT/ES vai selecionar projetos culturais e concessão de prêmio para circulação de espetáculos de teatro e de dança, produzidos no estado do Espírito Santo. O valor total do Prêmio do edital é de R$ 450.000,00, e contemplará 10 projetos culturais.<br /><br />Quem pode participar: Pessoa física, ou jurídica de direito privado com ou sem fins lucrativos, desde que estabelecidas no ES há, pelo menos, 2 anos.<br /><br />As inscrições poderão ser realizadas diretamente no Protocolo da SECULT, na Rua Luiz Gonzales Alvarado, nº 51 - Enseada do Suá – Vitória – Espírito Santo - CEP: 29050-380, ou pelos Correios, através de Sedex ou AR.<br /><br />Os interessados em participar da seleção poderão obter informações por telefone: (27) 3636-7115 / 3636-7116 ou e-mail: edital002@secult.es.gov.br.<br /><br />Edital da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/ES, <a href="http://secult.es.gov.br/_midias/pdf/edital_002___circulacao_teatro_e_danca-9402-532733d11a620.pdf" target="_blank">aqui</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-18464733609356664382014-04-30T10:45:00.000-03:002014-04-30T10:45:00.216-03:00IFSULDEMINAS abre edital de apoio a projetos esportivos, artístico, culturais e de patrimônio históricoO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público o edital de apoio a projetos de extensão voltados ao esporte, às artes, cultura e preservação do patrimônio. O apoio será dado a projetos elaborados pelos coordenadores, juntamente a alunos do Instituto, por meio da concessão de bolsas e outros auxílios para sua realização. O período para as inscrições das propostas começa nesta sexta-feira, 25/04, e irá até o dia 12/05.<br /><br />Serão selecionados projetos nas áreas de Audiovisual, Artes Plásticas, Esportes, Lazer, Memória e Patrimônio Material, Música, Patrimônio Imaterial e Teatro, com vistas à concessão de bolsas para alunos, verba de custeio, bem como para a compra de materiais. O número de propostas contratadas está condicionado ao limite dos recursos disponíveis e/ou a restrições orçamentárias do Instituto, e precisarão obter, da banca avaliadora, uma nota final mínima de 60 pontos.<br /><br />Para a execução do projeto, podem ser solicitadas bolsas de extensão, voltadas para alunos do IFSULDEMINAS, e bolsas de apoio técnico, destinadas a profissionais externos, que deverão auxiliar os estudantes na realização das atividades.<br />
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<a href="http://www.ifsuldeminas.edu.br/00-arquivos/2014/04abril/Edital%20de%20cultura%20e%20esporte%2015-2014.pdf" target="_blank">Edital 15/2014</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-38603062809268596202014-04-30T10:30:00.000-03:002014-04-30T10:30:00.667-03:00Araçatuba lança edital de literaturaO prazo de inscrição para os projetos será do dia 09 ao dia 13 de junho de 2014, para domiciliadas no Município de Araçatuba e que estejam cadastradas no Cadastro Municipal de Artistas – CMA - da Secretaria Municipal de Araçatuba<br /><br />Seleção de 07 (sete) projetos que contemplem a publicação de livro inédito, divididos em 03 (três) módulos:<br /><br />MÓDULO 01: 03 (três) prêmios de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada, para publicação de livro de autor individual. Permite-se a mistura de gêneros.<br /><br />MÓDULO 02: 02 (dois) prêmios de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada, para publicação de livro coletânea. Os projetos inscritos para concorrem no MÓDULO 02 poderão conter mais de um gênero.<br /><br />MÓDULO 03: 02 (dois) prêmios de R$ 8.000,00 (oito mil reais) cada, para publicação de livro de literatura infantil inédito.<br /><br />O valor máximo de apoio aos projetos selecionados neste Concurso será de R$ 51.000,00 (cinquenta e um mil reais). <br /><br />Edital completo <a href="https://docs.google.com/file/d/0B4Jzb05otdF3TFlTM21vcFVWQ1U/edit" target="_blank">aqui</a><br /><br />Fonte Blog da <a href="http://secretariacult.blogspot.com.br/2014/04/secretaria-de-cultura-lanca-edital-de.html" target="_blank">Secretaria de Cultura de Araçatuba</a><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-16196859149568526482014-01-16T08:30:00.000-03:002014-01-16T08:30:03.970-03:00Cuiabá publica edital para apresentação de projetos culturaisA Prefeitura de Cuiabá publicou edital para apresentação de projetos culturais que pleiteiem incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura<br />
<br />
A Prefeitura de Cuiabá publicou edital para apresentação de projetos culturais que pleiteiem incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, nos segmentos de Cultura Popular, Folclore e Artesanato; Artes Integradas; Literatura; Música; Artes Cênicas; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; e Patrimônio -material e imaterial. O prazo para inscrição dos projetos inicia hoje (02.01) e encerra no dia 15 de fevereiro.<br />
<br />
Para a execução dos projetos será disponibilizado o montante de R$ 1,3 milhão. Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, o edital foi elaborado com a ampla colaboração de representantes dos segmentos contemplados.<br />
<br />
“Tentamos ouvir o maior número possível de pessoas e dividimos os recursos de forma a atender todos os segmentos. Outro ponto positivo é que este edital está mais claro e completo, o que facilitará a participação dos interessados”, afirma.<br />
<br />
Poderão inscrever projetos apenas produtores culturais que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). O cadastro pode ser realizado através do site <a href="http://sniic.cultura.gov.br/">http://sniic.cultura.gov.br/</a>.<br />
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No segmento de Cultura Popular, Folclore e Artesanato, serão selecionados oito projetos para realização de cursos, mini-cursos, oficinas e ciclo de palestras de formação artística e/ou qualificação técnica em construção de adereços/figurinos relativos à cultura popular, folclore e artesanato, apresentação em festivais e mostra da cultura popular. Em cada projeto serão investidos R$ 30 mil.<br />
<br />
No segmento de Áreas Integradas, será disponibilizado um total de R$ 60 mil para três projetos de festivais e mostras de artes e feiras culturais, sendo R$ 20 mil para cada. Serão selecionados ainda oito projetos para realização de festas tradicionais, realizadas com mais de cinco anos consecutivos comprovados. O investimento em cada um será de R$ 10 mil.<br />
<br />
Na área de Literatura, serão selecionados três projetos de apoio à edição de 500 exemplares de livros inéditos, com ou sem ilustração, nos gêneros de contos, poesias, crônicas, romance, ensaios literários e históricos. Cada um receberá R$ 20 mil.<br />
<br />
Na área de Música, serão contemplados 12 projetos, sendo quatro de estímulo à formação, quatro à difusão e quatro ao fomento, totalizando investimento de R$ 200 mil.<br />
<br />
Projetos culturais oriundos da produção independente na área cultural Artes Cênicas receberão R$ 200 mil, distribuídos da seguinte forma: R$ 140 mil para sete projetos de fomento; R$ 40 mil para quatro projetos de formação e R$ 20 mil para um projeto de difusão.<br />
<br />
Na área cultural Artes Visuais, serão selecionados dois projetos de fomento, sendo um para a realização de concurso de fotografias e outro de concurso de artes plásticas, dois projetos de formação e sete de difusão, totalizando um investimento de R$ 200 mil.<br />
<br />
Para a execução de projetos do segmento de Cinema e Vídeo, serão investidos R$ 200 mil. Outros R$ 60 mil serão destinados ao segmento de Patrimônio.<br />
<br />
Os projetos culturais, bem como a documentação exigida, deverão ser entregues no Protocolo Central da Prefeitura Municipal de Cuiabá, localizado na Praça Alencastro, Centro, Cuiabá/MT. A análise e julgamento dos mesmos serão realizados pelo Conselho Municipal de Cultura, com base nas normas e exigências estabelecidas no Edital.<br />
<br />
A íntegra dos documentos também será disponibilizada aos interessados na sede da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Cultura Cuiabá (CMC/CUIABÁ), localizada na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro, Cuiabá/MT, CEP 78005-300 ou pelo telefone (65) 3617-1261, em dias úteis.<br />
<br />
Os esclarecimentos aos interessados e orientação técnica para o preenchimento do Formulário Padrão serão prestados no mesmo local.<br />
<br />
Fonte <a href="http://www.24horasnews.com.br/">24horasnews</a><br />
<br />
Mais informações: <a href="http://sniic.cultura.gov.br/" target="_blank">Mais Cultura Cuiabá</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-61260467316997447332014-01-15T08:30:00.000-03:002014-01-15T08:30:02.612-03:00Edital para Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural – IPHANEstão abertas as inscrições para o mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. São 20 bolsas disponíveis. As inscrições vão até dia 10 de março de 2014, com início das aulas no dia 01 de agosto.<br />
<br />
O mestrado é voltado para profissionais de diversas áreas, e é realizado de forma específica para cada área. Os arqueólogos devidamente formados (bacharéis em arqueologia) poderão se inscrever no mestrado da superintendência de Rondônia, em Porto Velho. Apenas arqueólogos poderão se inscrever no mestrado de Rondônia, pois as atividade a serem desenvolvidas serão:<br />
<ul>
<li>Acompanhamento das demandas concernentes ao Patrimônio Arqueológico junto à divisão técnica;</li>
<li>Participação na organização e elaboração do mapa arqueológico rondoniense</li>
<li>Acompanhamento dos resultados provenientes do licenciamento cultural (Arqueológico).</li>
</ul>
Profissionais graduados em outras áreas (arquitetura, museologia, engenharia, antropologia, história, geografia, etc) poderão se inscrever nos mestrados de outros locais, desenvolvendo outras atividades referentes às áreas de suas devidas graduações.<br />
<br />
Para ler o edital completo e seus anexos acesse os links abaixo:<br />
<a href="http://arqueologiaeprehistoria.com/2014/01/01/edital-mestrado-em-preservacao-do-patrimonio-cultural-iphan/">http://arqueologiaeprehistoria.com/2014/01/01/edital-mestrado-em-preservacao-do-patrimonio-cultural-iphan/</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-64682939380440010272014-01-14T08:30:00.000-03:002014-01-14T08:30:00.985-03:00Edital de Mobilidade Artística e Cultural 2014A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult) afirma que os interessados devem se inscrever por meio de envio de documentação via Correios, observando os prazos que dependem da data de início dos projetos. O Edital de Mobilidade Artística e Cultural dará suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados para que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. <br /><br />A iniciativa contribui para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural do estado e para a circulação de artistas e propostas culturais. O financiamento irá possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras. <br /><br />“Em 2013, tivemos 124 projetos inscritos, dos quais 44 foram contemplados”, destaca o superintendente de promoção cultural da Secult, Carlos Paiva. A seleção é composta por quatro chamadas, cujos prazos máximos de inscrição são 18 de fevereiro, 2 de abril, 2 de junho e 2 de agosto. Este ano, o aporte financeiro global passou de R$ 500 mil para R$ 700 mil, havendo também aumento do valor por seleção: cada uma das quatro seleções contará com R$ 175 mil, em vez dos R$ 125 mil do ano passado.<br /><br />“A cada ano, o edital vem se consolidando, tendo mais candidaturas e projetos mais diversificados”, diz a assessora de relações internacionais da Secult, Monique Badaró. “Em edições anteriores, a dançarina Clara Trigo foi uma das contempladas e passou uma temporada nos Estados Unidos. Outro exemplo é o da banda O Quadro, que ganhou o edital para realizar uma turnê na Inglaterra”. Os contemplados também recebem um valor adicional, a depender do destino, tempo da atividade (para residência e formação) ou do número de cidades (para difusão/intercâmbio).<br /><br />Mais informações: <a href="http://www.cultura.ba.gov.br/edital/mobilidade-artistico-cultural/" target="_blank">Secult BA</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-44474573303025221032014-01-13T08:30:00.000-03:002014-01-13T08:30:00.253-03:00Concurso Nacional de Literatura Prêmio João-de-BarroInscrições: de 3 de dezembro de 2013 a 11 de abril de 2014<br />
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A Fundação Municipal de Cultura abriu inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio João-de-Barro. O concurso tem o objetivo de valorizar a literatura produzida para crianças e jovens, bem como revelar talentos nesse segmento. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de abril de 2014 na sede da Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte ou enviadas via sedex. O edital pode ser consultado no Diário Oficial do Município (DOM), no link abaixo:<br />
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<a href="http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1111631" target="_blank">Edital do Concurso Nacional de Literatura Prêmio João-de-Barro</a><br />
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Fonte <a href="http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/" target="_blank">BH Faz Cultura</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-61132175222768322772014-01-12T08:30:00.000-03:002014-01-12T08:30:00.807-03:00Edital CenaMúsica Belo Horizonte - InscriçõesArtistas e grupos musicais e de artes cênicas já podem ir se preparando. A Fundação Municipal de Cultura (FMC) divulgou os editais do Projeto CenaMúsica 2014. O projeto está em sua segunda edição e tem como objetivo fomentar a classe artística e permitir que a população tenha acesso à parte da produção cultural existente hoje na capital mineira.<br />
<br />
São dois editais diferentes: um que visa selecionar espetáculos de artes cênicas, e outro que irá selecionar shows musicais. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município. As inscrições para ambos os editais poderão ser feitas de 6 a 24 de janeiro, na sede da FMC.<br />
<br />
Clique no link abaixo e confira os editais:<br />
<a href="http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/7-4628">http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/7-4628</a><br />
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Fonte <a href="http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/" target="_blank">BH Faz Cultura</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-68035683438243865792014-01-11T08:30:00.000-03:002014-01-11T08:30:00.920-03:00Apoio financeiro para projetos artísticosEstão abertas as inscrições para “Bolsa Cultura”<br />
Programa Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural, oferecido pela Prefeitura de Votuporanga, oferece apoio financeiro para projetos artísticos<br />
<br />
Estão abertas desde ontem as inscrições para o programa Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural, oferecido pela Prefeitura de Votuporanga. Os interessados têm até o dia 7 de fevereiro para apresentar as documentações exigidas, entre às 8 e 16h, nos dias úteis.<br />
<br />
Serão selecionados projetos culturais independentes nas áreas de Literatura, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Folclore e diversos.<br />
v
O valor máximo de apoio neste concurso será de R$100.000,00 no total. A verba para cada escolhido é de até R$5.000,00.
Poderão habilitar-se pessoas jurídicas e físicas, maiores de 18 anos. As jurídicas deverão ter sede e as físicas deverão possuir residência em Votuporanga, comprovadamente, no mínimo há dois anos.
No caso de associação ou sociedade cooperativa, o associado ou cooperado responsável pelo projeto deverá residir no município comprovadamente, no mínimo há dois anos. <br />
<br />
Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão técnica definida pela Secretaria de Cultura e Turismo.
O prazo de execução do projeto será de abril a novembro de 2014.<br />
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Fonte <a href="http://www.acidadevotuporanga.com.br/" target="_blank">Leidiane Sabino/Jornal A Cidade</a><br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-31587782392486389362014-01-10T08:30:00.000-03:002014-01-10T08:30:02.622-03:00Lei Semear abre inscriçõesO edital 2014 do Programa de Incentivo à Cultura Semear foi publicado nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Estado e os interessados em inscrever um projeto cultural já podem consultá-lo pelo portal da Imprensa Oficial do Estado do Pará (<a href="http://www.ioepa.com.br/portal/">http://www.ioepa.com.br/portal/</a>) ou pelo portal da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (<a href="http://www.fcptn.pa.gov.br/">www.fcptn.pa.gov.br</a>). As inscrições permanecem abertas até às 17h do dia 20 de fevereiro de 2014 e são realizadas online pelo Sistema de Gestão de Projetos Culturais do Programa Semear (SGPSemear), disponível no endereço <a href="http://www.leisemear.fcptn.pa.gov.br/">http://www.leisemear.fcptn.pa.gov.br</a>.<br />
<br />
Uma mudança presente no edital de 2014 é que o produtor cultural que inscrever uma proposta no Programa Semear deverá acompanhar o andamento do seu projeto, por meio do SGPSemear, ficando atento a eventuais notificações que a proposta receba (como apresentação de outros documentos ou alterações necessárias para analisar a viabilidade do projeto). A partir da data de notificação, o produtor terá cinco dias úteis para realizar as alterações ou apresentar os documentos solicitados, sob pena de indeferimento da inscrição.<br />
<br />
No edital do Programa Semear, o proponente inscreve o projeto e, se o mesmo for aprovado, recebe o Certificado de Habilitação, que possibilita aos patrocinadores financiarem até 80% da proposta, sob a forma de renúncia fiscal. Os 20% restantes serão provenientes dos recursos próprios do patrocinador. Apenas um projeto pode ser inscrito por pessoa física ou jurídica.<br />
<br />
O Programa Semear oferece incentivo cultural a projetos com orçamento de até R$ 80 mil. Após a aprovação da proposta, o produtor terá prazo de 12 meses para captar o recurso e, concluída a captação, o prazo máximo para execução será também de 12 meses. As áreas contempladas pelo programa são: Linguagem Visual; Intervenção em bens móveis e imóveis de relevante interesse artístico e cultural; Linguagem Sonora; Linguagem Corporal; Literatura, acervos bibliográficos, bibliotecas e museus.<br />
<br />
O edital deste ano segue as melhorias implementadas em 2013, com todo o processo de inscrição (em todas as etapas) sendo realizado online, por meio do SGPSemear, o que facilitará o trâmite da proposta, reduzindo o gasto de papéis, diminuindo o tempo de conclusão das avaliações e, assim, aumentando a celeridade na divulgação do resultado. O sistema também oferece orientações sobre o preenchimento dos formulários e manual completo para sua utilização.<br />
<br />
<b>Serviço</b><br />
<br />
As inscrições para o edital deste ano do Programa de Incentivo à Cultura Semear estão abertas até o dia 20 de fevereiro de 2014. O edital está disponível no Diário oficial do Estado desta segunda-feira (6) ou pelo portal da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves no endereço <a href="http://www.leisemear.fcptn.pa.gov.br/">http://www.leisemear.fcptn.pa.gov.br</a>.<br />
<br />
Mais informações: 3202 – 4382 / 3202- 4383<br />
<br />
Texto: Luiz Flávio<br />
<a href="http://fcptn.pa.gov.br/" target="_blank">Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves"</a><br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-49859812093519526142014-01-09T08:30:00.000-03:002014-01-09T08:56:29.563-03:00Dois editais voltados para artistas sul-mato-grossensesA Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul publicou no
Diário Oficial do dia 20 de dezembro cinco editais voltados para
artistas do Estado e que beneficiam as artes cênicas e a música para
2014.<br />
<br />
Dois editais voltados para artistas sul-mato-grossenses preveem
espetáculos de música, dança, teatro e circo no Festival América do Sul
2014. Serão selecionados cinco espetáculos de artes cênicas, sendo três
de teatro e circo e dois de dança para atuações em ruas, praças e
escolas de Corumbá e Ladário ou em Puerto Quijarro ou Puerto Suarez, na
Bolívia, além de cinco grupos, bandas ou cantores de reconhecida atuação
em Mato Grosso do Sul para apresentações no Palco das Américas, em
Corumbá.<br />
<br />
As inscrições já estão abertas e vão até 18 de fevereiro, devendo ser
realizadas somente através dos Correios, por meio de Carta Registrada ou
Sedex. Todos os documentos requeridos estão listados nos dois editais.<br />
<br />
Os projetos inscritos serão analisados por duas Comissões de Seleção
nomeadas pelo governo do Estado: uma para os espetáculos de teatro,
dança e circo e outra para as atrações musicais. O resultado da seleção
será divulgado oficialmente em março no Diário Oficial e no site da
Fundação de Cultura.<br />
<br />
Todos os editais estão disponíveis na página da Fundação de Cultura na
internet, no link editais, no Diário Oficial do dia 20 de dezembro (a
partir da página 39) ou na própria Fundação de Cultura, que fica no
Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro
de Campo Grande.<br />
<br />
Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Difusão Cultural da FCMS, pelos telefones 3316-9169 ou 3316-9110.<br />
<br />
Fonte <a href="http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/fcms-lanca-editais-para-artistas-regionais/6706/" target="_blank">Folha de Campo Grande </a><br />
<br />
<a href="http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/" target="_blank">Fundação de Cultura de MS</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-77770615907290693422014-01-08T08:30:00.000-03:002014-01-08T08:30:00.712-03:00Novo edital estimula criação de rotas culturais pelo interior de Minas Inscrições até o início de
fevereiro. Propostas devem prever viagens até julho e envolvem
oportunidades no Carnaval e Festivais de Inverno<br />
<br />
<div style="text-align: justify;">
O Programa Música Minas lançou nessa sexta, 20 de dezembro, um edital
inédito que busca intensificar a circulação pelo interior de Minas
Gerais de músicos, grupos e formações maiores, que normalmente encontram
dificuldades para fazer turnês – casos dos corais, bandas civis e
manifestações das culturas populares como as guardas de congado.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
Fruto de duas consultais públicas que reuniram sugestões do setor, o
novo Edital de Descentralização Estadual funde o antigo Edital de
Circulação Estadual ao que seria o Edital Rodoviário, submetido à
avaliação de agentes culturais do estado em agosto passado.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
O resultado absorve sugestões de artistas, produtores, técnicos e
profissionais de BH e interior, que acompanharam a reunião
presencialmente e pela internet ou deixaram contribuições ao longo da
semana seguinte ao encontro, numa plataforma online.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
O primeiro grande ganho em relação à realidade anterior está na
potencialização dos recursos: o Edital de Descentralização Estadual
nasce com um orçamento três vezes e meia maior que o de Circulação
Estadual. Ao todo, serão disponibilizados nessa fase beta R$ 140 mil
para custear o deslocamento rodoviário de artistas pelo Estado.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
O mecanismo de participação é simples: o próprio artista define sua
rota, na região e no momento do seu interesse. O proponente pode, por
exemplo, valer-se de um festival ou festividade que será realizado em
determinada cidade para estabelecer parcerias com espaços culturais ou
bares de cidades vizinhas ou que estejam no percurso para sua turnê.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
Cada proposta selecionada pela curadoria receberá um valor proporcional
à distância que será percorrida, além de ajuda de custo que varia de
acordo com o número de shows e de integrantes do grupo. Neste momento,
as viagens abarcam o período de fevereiro a julho.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
Realizado por meio de parceria entre poder público (via Secretaria de
Estado de Cultura) e sociedade civil (representada pelo Fórum da Música,
que reúne entidades do setor no estado), o Música Minas completou cinco
anos em 2013 –atualmente, sob gestão do VALEMAIS – Instituto
Sociocultural do Jequitinhonha. Nesta temporada, o programa conta com o
apoio da Rádio Inconfidência e da Rede Minas.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
Desde 2009, o programa beneficiou cerca de 1.400 artistas com passagens
aéreas para shows no Brasil e exterior, assim como para a participação
em feiras, congressos, workshops, masterclasses e oficinas, além da
produção e distribuição de material promocional (coletâneas e catálogos)
voltado para a difusão da música mineira.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
As consultas públicas que deram origem ao novo edital fazem parte de um
conjunto de ações de transparência que vêm sendo defendidas e adotadas
progressivamente pelos atuais gestores do programa.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
Neste segundo semestre, o diálogo com músicos, produtores, técnicos e
demais agentes da cadeia criativa e produtiva da música envolveu a
discussão dos editais de Intercâmbio e de Circulação Estadual em
Festivais –com as sugestões que foram consensuadas absorvidas às novas
ações do Programa.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
O Edital de Descentralização Estadual atende a uma carência crônica,
potencializada pela enorme extensão territorial do Estado: a dificuldade
dos artistas de circularem por Minas Gerais e, com isso, criarem novas
rotas de formação de público e de fortalecimento das economias locais,
sobretudo no interior.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
A nova ação contempla agentes culturais que tinham acesso limitado aos
benefícios do programa, por morarem em cidades sem aeroporto –o que os
distanciava da possibilidade de usufruir do Edital de Intercâmbio,
voltado à concessão de passagens aéreas.</div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
De outro lado, amplia, para além das datas episódicas de realização de
eventos de maior porte, a capacidade de levar a produção artística da
capital ao interior e de músicos do interior se apresentarem na capital
–assim como de transitarem por outras cidades das dez macrorregiões do
Estado.</div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div style="text-align: justify;">
<strong>O programa</strong></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
O Música Minas é uma ação de política pública firmada entre o Governo
de Minas e o Fórum da Música, grupo de entidades organizadas e
representativas do setor musical que reúne a AAMUCE (Associação dos
Amigos do Museu Clube da Esquina), AMAES (Associação de Músicos,
Artistas e Esportistas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC,
Mucury Cultural, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e
VALEMAIS - Instituto Sociocultural do Jequitinhonha.</div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="text-align: justify;">O programa também realizou ações de
representação, promoção e difusão da música mineira em alguns dos
principais eventos do setor no mundo, casos da Womex
(Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music
Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá),
Mercado da Música Viva de Vic (Espanha) e Culturgal - Feira das
Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha).</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="text-align: justify;">Mais informações </span><a href="http://cultura.mg.gov.br/"><span class="url">cultura.mg.gov.br</span></a></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="text-align: justify;">Fonte <a href="http://www.defatoonline.com.br/" target="_blank">De Fato Online</a> </span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-87264607238422830802014-01-07T08:30:00.000-03:002014-01-07T08:30:00.457-03:00Edital de apoio à pesquisa afro-brasileiraO edital terá investimento total de R$ 1,7 milhão e selecionará
projetos de coleta, resgate, recuperação, conservação e disponibilização
para o acesso público de acervos de interesse científico e cultural de
bens do patrimônio Afro-Brasileiro, visando ampliar a sua
disponibilidade e acessibilidade pela sociedade civil e por
pesquisadores, assim como maximizar os benefícios desses acervos para a
geração de conhecimento novo.<br />
<br />
O concurso, destinado a pesquisadores de todo o país, é resultado de
uma articulação entre o MinC, a UFPE, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
e a Rede Memorial, e tem como objetivo apoiar atividades que propiciem a
ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura
afro-brasileira.<br />
<br />
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto seguindo<a class="external" href="http://www.ufpe.br/proext/" target="_blank"> o formulário</a> modelo de Solicitação de Auxílio à Pesquisa, e encaminhadas à UFPE.<br />
<br />
Mais informações <a href="http://fundaj.gov.br/">fundaj.gov.br</a><br />
<br />
Fonte <a href="http://www.culturaemercado.com.br/" target="_blank">Cultura e Mercado </a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-13013329020928191922014-01-06T08:30:00.000-03:002014-01-06T08:30:00.513-03:00Abertas as inscrições para o edital do Fundo Municipal de CulturaO edital fica aberto até o dia 10 de março de 2014<br />
<br />
<div class="materia">
<div style="font-weight: normal;">
Os artistas
criciumenses, a partir desta sexta-feira, têm mais uma oportunidade para
mostrar os seus trabalhos nos espaços públicos. Estão abertas as
inscrições para o Edital do Fundo Municipal de Cultura, que contempla
com subsídios financeiros profissionais das áreas de Artes Visuais,
Cinema, Cultura Digital e Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio
e Teatro. O edital fica aberto até o dia 10 de março de 2014.</div>
<div style="font-weight: normal;">
<br /></div>
<div>
O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), <span style="font-weight: bold;">Sergio Zappelini</span>,
destaca a importância deste edital que vai distribuir R$ 110 mil para
promoção da cultura. “É um projeto fascinante, que abre espaço para os
nossos artistas mostrarem os seus trabalhos para todos”, afirma.
Zappelini ainda pontua que o edital segue um método criterioso para a
escolha dos selecionados. “Todos os trabalhos são analisados por pessoas
de fora da cidade, para que não haja nenhuma influencia”, afirma.</div>
<div>
<br /></div>
<div>
Mais informações <a href="http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/1387486235doe_20_12_2013.pdf">criciuma.sc.gov.br/</a> </div>
<div>
Edital <a href="http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/1387486235doe_20_12_2013.pdf">http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/1387486235doe_20_12_2013.pdf</a>.</div>
<div style="font-weight: normal;">
<br /></div>
<div style="font-weight: normal;">
Fonte <a href="http://www.engeplus.com.br/" target="_blank">Engeplus</a></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1217994278867296058.post-22619829299069288872014-01-05T08:30:00.000-03:002014-01-05T08:30:00.778-03:00BOLSA DE EXTENSÃO VINCULADA ÀS AÇÕES DE ARTE E CULTURA O Programa de Bolsas de Extensão vinculada
s
às
Ações de Arte e Cultura
(BEAC)
é gerenciado pela Secretaria de Cultura e tem por objetivo
oferecer
auxílio financeiro a estudantes de graduação; incentivar sua participação
no processo de criação artístico
-
cultural; proporcionar o envolvimento de
estudantes, professores e técnicos administrativos em atividades artístico
-
culturais e estimular a
participação dos estudantes nos projetos de Cultura
e
Arte desenvolvidos
pela UFSC
.<br />
<br />
Podem pleitear as Bolsas de Extensão vinculada
s
às Ações de Arte e
Cultura (BEAC) os docentes integrantes do quadro de pessoal permanente
da Universidade, n
o efetivo exercício de suas atividades, que sejam
coordenadores de projetos de cultura que se enquadrem
n
os requisitos
deste edital e que estejam devidamente cadastrados no Sistema de
Registro de Ações de Extensão (SIRAEx/Formulário Notes). Cada
projeto
po
derá ter até dois bolsistas. O
docente poderá inscrever no máximo dois
projetos
, mas o total de bolsas por professor será de 02 (duas)
. Não
poderão candidatar
-
se servidores técnico
-
administrativos, professores
efetivos que estejam afastados oficialmente de
suas funções de docência,
professores substitutos, professores visitantes, professores voluntários,
professores aposentados, professores bolsistas recém
-
doutores, estudantes
de quaisquer níveis ou pessoas que não possuam vínculo empregatício com
a UFSC.<br />
<br />
Edital <a href="http://secult.ufsc.br/files/2013/12/Edital-005_2013_Bolsa-Cultura.pdf">http://secult.ufsc.br/files/2013/12/Edital-005_2013_Bolsa-Cultura.pdf</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08487820911263006881noreply@blogger.com0