sábado, 11 de fevereiro de 2012

Funceb aberta para projetos de pequeno porte (BA)

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), lançou o Calendário das Artes, instrumento de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte, com o objetivo de estimular o desenvolvimento das artes nos ‘macroterritórios’ do Estado.

Com prêmios de até R$ 13 mil, o projeto contempla as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas e é feito de forma calendarizada e territorializada. As inscrições para a primeira chamada da edição 2012 começam nesta sexta-feira (10) e se estendem até o dia 26 de março, para propostas a serem iniciadas entre os dias 20 de maio e 31 de agosto deste ano.

Resultado da simplificação, ampliação e territorialização do ‘Calendário de Apoio a Projetos Culturais’, que a Funceb realizou entre 2008 e 2011, o novo calendário mantém a finalidade de organizar as solicitações e distribuição de recursos ao longo do ano e foi concebido por meio de um processo de diálogo com a sociedade civil, em encontros realizados na capital e interior do estado.

Diversidade cultural

Na primeira chamada serão contemplados, no mínimo 42 projetos, com investimento total de R$ 546 mil e pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos ‘macroterritórios’ baianos. A avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, por comissões de seleção específicas de cada região, sendo priorizadas propostas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural.

O concurso apresenta uma minuta clara e objetiva, que exige, para a inscrição, apenas o preenchimento de um formulário como documento a ser apresentado pelos proponentes. Para facilitar a participação, serão distribuídos materiais instrutivos, com informações e respostas para as dúvidas dos interessados, além da realização videoconferências com todas as orientações relacionadas.

Inscrições

O Calendário das Artes é aberto a pessoas físicas que residam na Bahia e tenham idade igual ou superior a 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com permanência legalizada, e a pessoas jurídicas de direito privado, estabelecidas no estado e com atuação artístico-cultural definida em seu estatuto. Para se inscrever, o proponente deve preencher o formulário de inscrição, apresentando sua proposta, e enviá-lo via Correios para o endereço de inscrição do ‘macroterritório’ em que reside. A minuta do calendário, o formulário de inscrição e demais anexos do edital, além de informações complementares e instrutivas, estão disponíveis no Site da Fundação Cultural do Estado da Bahia- Funceb.

Nenhum comentário: