quarta-feira, 30 de abril de 2014

Inscrições abertas para oficina gratuita de confecção de livros artesanais

De 30 de abril a 7 de maio a produtora cultural e arte-educadora Cris Cubas ministrará a oficina de Confecção de Livros Artesanais, totalmente gratuita, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), dentro da programação da FestiPoA Literária. Direcionada a jovens e adultos e com apenas 15 vagas, “Lixo: Luxo do Papelão ao Livro” terá encontros das 19h às 21h, na Sala Hermes Mancilha. Os interessados devem trazer: cola de tubo, tesoura, pincel cabeça chata, barbante, agulha grossa, estilete grande, jornal e caixas de papelão (1-4). Inscrições pelo e-mail festipoaliteraria@gmail.com.

A proposta é confeccionar livros artesanais a partir de materiais cotidianos, considerados lixo pela sua efemeridade, como papelão e jornal. A atividade proporciona noções estéticas básicas de colagem, corte e costura para a confecção do livro, buscando desenvolver a criatividade e a livre expressão. Além de tudo, a atividade dá um apanhado sobre outros projetos culturais que já utilizam a técnica como fonte transformadora de economia solidária, visando pôr em prática a colaboração imediata com o projeto de livros artesanais da ALICE (Agencia Livre de Comunicação e Entretenimento). Baseada no trabalho do Dulcinéia Catadora (SP), a oficina é ministrada desde 2009 em espaços públicos e junto a escolas, movimentos e projetos sociais.

Cristiane Cubas é graduada em Letras – Português e Literatura Portuguesa, Brasileira e Africana pela UFRGS e mediadora de arte, formada pela Fundação Iberê Camargo. Foi produtora cultural da Coordenação do Livro e Literatura de Porto Alegre e atualmente produz e coordena as oficinas da Festipoa Literária. Fundadora e coordenadora de produção da Mostra Artística Cabaré do Verbo, atua no desenvolvimento de atividades culturais continuadas de arte- educação, formação de leitores e formação de plateia, realizando mostras artísticas, saraus, oficinas e intervenções urbanas.

 Serviço:
Período: 30 de abril a 7 de maio
Hora: das 19h às 21h.
Local: Sala Hermes Mancilha – Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ (Andradas, 736).
Inscrições: Pelo e-mail festipoaliteraria@gmail.com

Nenhum comentário: