quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vivajovem recebe inscrições até 11/11/2012

O Ministério da Saúde publicou dia 27 no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 95 a 99), Chamamento Público para seleção de projetos do Edital Vivajovem.com. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), e conta também com a parceria do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural  (SCDC/MinC) .

O Edital pretende articular e fomentar ações intra e intersetoriais que integrem a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, o Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas, as Políticas de Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes e de Promoção da Saúde e o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.

O Vivajovem.com tem como princípio a participação e o protagonismo juvenil como ferramentas estratégicas para a produção de saúde, com o fortalecimento e a construção da autonomia e de projetos de vida, baseados no exercício da cidadania.

Os interessados em participar do edital devem trabalhar com projetos que contemplem jovens e adolescentes de 10 a 29 anos como beneficiários diretos. Podem participar da seleção as entidades estudantis e instituições privadas sem fins lucrativos, com experiência de pelo menos três anos nas áreas especificadas no edital, além de órgãos ou entidades públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal. O prazo para apresentação dos projetos termina dia 11 de novembro de 2012.

Os projetos poderão incluir,como etapa de desenvolvimento,a instrumentalização e acompanhamento dos jovens para que atuem como agentes promotores de saúde no território, fortalecendo redes juvenis locais.

O Ministério da Saúde, a UNODC e a SCDC, por meio do Vivajovem.com, pretendem formar uma rede virtual entre os proponentes e os jovens beneficiados pelos projetos para o intercâmbio de experiências e conhecimentos, bem como para a divulgação de boas práticas de promoção da saúde de adolescentes e jovens.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (61) 3315-9129 ou 3315-9128 ou pelo e-mail: maisjuventude@saude.gov.br.

Confira aqui o edital.

(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)

Nenhum comentário: