sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paraná anuncia ampliação de projetos na área da Cultura

As medidas foram anunciadas na abertura do encontro com os novos gestores municipais de Cultura, realizado no Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Cerca de 280 gestores de 216 municípios conheceram a estrutura da Secretaria de Estado da Cultura e obtiveram informações sobre programas e ações desenvolvidas em prol dos municípios.

BIBLIOTECAS – O projeto de construção das novas bibliotecas cidadãs receberá investimento de R$ 5 milhões. As unidades serão erguidas em Adrianópolis, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Lunardelli, Mariluz, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jorge do Patrocínio e Tibagi.

O critério de escolha destes municípios foi o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 95 municípios que ainda não receberam o projeto. Foram construídas, desde 2011, 100 bibliotecas, totalizando 300 unidades em funcionamento.

Para montar uma Biblioteca Cidadã, o Governo do Estado constrói a estrutura da sede em terreno oferecido pela prefeitura. Os equipamentos são adquiridos pelo Estado, também responsável pela qualificação de pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. O custo aproximado de cada unidade é de R$ 500 mil, para obra, equipamentos, mobiliários e acervo literário de aproximadamente duas mil obras.

O projeto Biblioteca Cidadã é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as secretarias estaduais de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística, pela Paraná Edificações, e tem como objetivo levar literatura e acesso à internet para mais próximo dos cidadãos.

PROFICE – O primeiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) está previsto para ser lançado ainda neste semestre. Os recursos para os projetos se originam ou de renúncia fiscal, nos moldes de outras leis de incentivo à Cultura, ou de fundo administrado pela Secretaria. O Profice foi elaborado em 15 audiências públicas e via internet, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Beto Richa.

A Conta Cultura e o Profice vão ajudar a promover a produção artística do Paraná.

(Agência Estadual de Notícias)

Nenhum comentário: