terça-feira, 13 de setembro de 2011

Secult e Instituto Banese discutem novas parcerias (SE)

Com o intuito de apresentar o planejamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), bem como seus projetos para os próximos anos, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, reuniu-se com o superintendente do Instituto Banese, José Leomarques, na manhã de sexta-feira, 9, no prédio onde está sendo construído o Museu da Gente Sergipana. O Banese é um grande parceiro da Secult em várias políticas públicas para a área da cultura.

Na reunião, foram apresentados os projetos para o ano de 2012 - e que terão periodicidade até o final de 2014 – nos quais a parceria entre as duas instituições é válida. Além dos projetos, foram expostos, também, editais de cultura contemplando as artes cênicas e os municípios sergipanos, além dos que terão continuidade, como o Edital César Macieira e o Edital de Obras Literárias.

Além da parceria com o Instituto, a secretária ressaltou a importância, também, da captação de recursos através da Lei Rouanet em parceria com a iniciativa privada e instituições culturais para a execução de projetos da secretaria.

De acordo com a gestora, é responsabilidade do poder público o fortalecimento da idéia da força da cultura perante a sociedade. “Estamos numa nova gestão, por isso afirmo que este é o nosso nono mês de trabalho e que sempre estamos procurando viabilizar projetos para o público que produz e que quer cultura. A nós do poder público, cabe o fortalecimento da idéia da cultura como elemento indispensável à sociedade, por isso o diálogo deve sempre ser estabelecido com outras instituições”, destacou Eloísa.

Sobre a parceria com o Instituto, a secretária ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições. “Trata-se de um trabalho conjunto que busca atingir diferentes grupos. Somos parceiros e queremos fortalecer e encontrar caminhos de políticas de cultura para quem a produz”, dialogou.

Instituto Banese

Os representantes do Instituto não pouparam elogios aos projetos e ratificaram a parceria para os próximos anos. Para o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Ézio Déda, não há nada mais democrático do que o lançamento de editais para os produtores de cultura em Sergipe. “O que me chamou atenção foi a preocupação da Secult, para os próximos anos, em criar editais voltados para a execução de trabalhos de produtores culturais. Só tenho elogios para essa atual gestão, que tem feito um trabalho sério e muito profissional”, explanou Ézio.

Museu da Gente Sergipana

Os representantes do poder público ainda puderam conferir as obras que estão sendo realizadas no antigo Atheneuzinho – local onde funcionará o Museu da Gente Sergipana. Durante a visita, eles conferiram o andamento da obra e visitaram locais como o auditório, o foyer e o túnel que ficará montado, exaltando as belezas naturais do estado.

De acordo com Ézio, o museu é um projeto âncora do Instituto e auxiliará na promoção da cultura sergipana. “O museu é um projeto âncora do Instituto Banese, e através dele muitas ações serão realizadas, promovendo a cultura do nosso estado. Nós e a Secult, temos muitas ações em comum e faremos um grande trabalho para atingi-las”, ressaltou.

Presenças

Estiveram presentes na reunião, o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, a diretora de Projetos e Integração Cultural da Secult, Kadydja Albuquerque, a diretora do Instituto Banese, Gileide Barbosa, e Ézio Déda, também membro da diretoria do instituto.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário: