sexta-feira, 9 de março de 2012

Fundac - Fmic e Fomteatro 2012 (Campo Grande)

A Prefeitura de Campo Grande por intermédio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), torna público o edital para inscrições de projetos culturais no fundo municipal de incentivo à cultura e no programa municipal de fomento ao teatro para Campo Grande 2012.

O valor dos recursos destinado ao Fundo Municipal de Investimentos Culturais para este ano é cinco vezes superior ao do ano passado, com um total de R$ 1,1 milhão. Para o Programa de Fomento ao Teatro, o valor dos recursos destinado é de R$ 400 mil (quatrocentos mil reais).

Roberto Figueiredo, presidente da Fundac, afirma que este aumento significa um avanço para Campo Grande: “O prefeito Nelson Trad Filho atendeu e reconheceu as reivindicações dos artistas. A arte da nossa cidade merece este investimento”, destacou.

O projeto inscrito no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura deve ter caráter estritamente artístico-cultural, incluindo a área de folclore, exceto da área de teatro. Cada proponente, pessoa física ou jurídica de direito privado de natureza cultural, poderá inscrever apenas um projeto.

A classe artística beneficiada pelo FMIC reconhece o valor desta iniciativa. Segundo Sonia Ruas Rolon, coreógrafa e coordenadora de um grupo de teatro e dança, “o Fmic é ótimo porque possibilita a realização dos nossos espetáculos e este aumento é importantíssimo para trabalharmos melhor. Agora, nosso setor vai crescer e teremos nossos projetos realizados de forma concreta e completa”, acredita a artista.

O edital do Fomteatro, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Campo Grande, tem por finalidade estimular e fomentar a produção de teatro no município. Serão selecionados projetos de pessoas físicas ou jurídicas que representem núcleos artísticos sediados e com atividade profissional na Capital.

Jair Damasceno, diretor de teatro diz que Campo Grande está caminhando no rumo certo. Para ele, o edital deste ano é como um símbolo de uma conquista para a representatividade cultural que se uniu para pedir reconhecimento. “É da maior importância que a cultura e a arte sejam vistos como bem e patrimônio da inteligência da sociedade”, finaliza Damasceno.

Serviço: os interessados têm do dia 08 de março até 23 de abril de 2012 para fazer as inscrições, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Fundac, rua Brasil, 464 – Vila Maeman.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.capital.ms.gov.br/fundac ou pelo telefone 3314-3232.

Nenhum comentário: