quarta-feira, 28 de março de 2012

Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte está com inscrições abertas


6º Festival de Arte Digital – FAD está com inscrições abertas até 30 de abril para artistas interessados em ter suas obras integradas à programação.

O Festival de Arte Digital – FAD se consolidou ao longo de suas edições como uma das maiores e mais importantes plataformas voltadas não apenas para a fruição, mas também para promover a reflexão da arte digital produzida em todo o mundo. Durante as 5 edições já realizadas, passaram pelo FAD 220 artistas, vindos de 20 países. O processo de seleção dos trabalhos para 2012 já está com inscrições abertas e os interessados têm até o dia 30 de abril para efetuarem a inscrição.
 
Desde sua última realização, em 2011, o FAD passou a definir um tema específico para cada edição. Sendo assim, o tema escolhido para este ano é Interfaces Relacionais. O festival busca artistas que estejam criando novas formas de interface e interatividade, passando ou não por um computador. Os trabalhos que estiverem dentro dessa temática terão prioridade na seleção, porém também serão aceitas obras que estejam ligadas a outras áreas da arte e tecnologia. Os artistas selecionados terão suas obras expostas durante todo o mês de setembro no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. As performances, oficinas, workshops e palestras, que também passam por seleção via edital, serão realizadas neste mesmo período.
 
A sexta edição do FAD é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura (Ministério da cultura/Governo Federal), Lei Estadual de Incentivo à cultura (Secretaria do Estado da cultura de Minas Gerais) e da Lei Municipal de Incentivo à cultura (Fundação Municipal de cultura de Belo Horizonte).
 
_Edital
 
Desde 5 de março, o FAD recebe inscrições de artistas do mundo inteiro que queiram apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival. Os interessados deverão acessar www.festivaldeartedigital.com.br, ler o edital e preencher o formulário digital. A inscrição, que será aceita somente através do site, é gratuita.
 
_Áreas
 
As propostas enviadas ao Edital do FAD devem estar incluídas em uma das quatro áreas de atuação do Festival:
 
. FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Engloba projetos dedicados a apresentações artísticas unicamente autorais, ao vivo, e que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Os trabalhos podem ser apresentados por artistas solo, duplas, grupos e/ou bandas audiovisuais entre outros.
 
. FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)
Trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico e que promovam interação com o público. O conceito e técnica são livres, mas preferencialmente devem acompanhar o tema da edição, conforme disposto acima.
 
. FAD Laboratório (oficinas, workshops)
Oficinas e workshops de pequena duração, com temática livre. A ideia é capacitar o público para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação como software livres, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.
 
. FAD Simpósio (palestras e ensaios)
São considerados o envio de propostas para palestras, apresentação de estudos e ensaios científicos conceituais que abordem alguma relação com o “fazer artístico”, podendo ser do aspecto teórico até a apresentação de técnicas. O tema é livre.
 
_FAD
Em um cenário em que o uso de novas ferramentas e tecnologias influencia a busca, a pesquisa e a experimentação de novas linguagens artísticas, o FAD desponta como um espaço de troca e apresentação de produções, nesse campo, de artistas do Brasil e do mundo. Realizado desde 2007, em Belo Horizonte (MG), o FAD é um festival de arte em mídias digitais que tem o objetivo de descobrir e apresentar ao público conteúdos artísticos desenvolvidos ou processados, em alguma de suas etapas, por meio da utilização de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e/ou digitais. Fugindo do lugar comum onde se encontra a maioria das mostras e festivais do gênero, o FAD inova ao dialogar com as manifestações da chamada arte pós-contemporânea. Dessa forma, o Festival, que oferece uma programação gratuita, apoia e contribui para a produção, a realização e a consolidação da arte digital no país.
 
Serviço
 
EDITAL 2012 – 6º FESTIVAL DE ARTES DIGITAIS – FAD
Período: 5 de março a 30 de abril
Inscrições gratuitas no www.festivaldeartedigital.com.br
Formspring (perguntas e respostas): http://www.formspring.me/festivalfad
Acesso a conteúdo exclusivo sobre o FAD nas redes
 
Na internet

Segs

Nenhum comentário: