domingo, 24 de março de 2013

Casas Fora do Eixo abrem espaço para vivências da #música iberoamericana

Em vivência nas Casas Fora do Eixo, artistas e grupos terão espaço para trocas criativas com músicos da cidade e experiências com tecnologias de gestão da rede Fora do Eixo. O projeto será realizado em parceria com o Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas, o IBERMÚSICAS.

A partir de abril, as Casas Fora do Eixo regionais de todo o Brasil receberão artistas e bandas de toda a Iberoamérica com o objetivo de vivenciar o dia-a-dia de uma residência cultural e realizar atividades de fomento à criação e produção musical. Durante a estadia, os artistas desenvolverão suas habilidades criativas em trocas com músicos locais, comunicadores e produtores. Na agenda também estão previstas participações em um programa na Pós TV, a realização de ensaios abertos, jam sessions, shows na cidade e região, e ainda, a realização de um produto final como resultado da vivência, que pode ser caracterizado por uma faixa, um bootleg (gravação ao vivo), um show, videoclipe ou outras opções a serem avaliadas em conjunto com o conselho gestor.

O edital é voltado para bandas brasileiras e de outros países iberoamericanos que tenham interesse em circular, difundir a cultura de suas cidades, estados ou países, e também promover o intercâmbio musical. Podem se inscrever grupos dos 10 países que compõem a região, a saber: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana, Uruguai, Brasil e todos seus estados.

As oportunidades estarão disponíveis a partir de editais lançados pelas cinco casas previstas através do portal Toque no Brasil. As vivências serão realizadas de abril à dezembro de 2013, com cronograma estabelecido por cada Casa Fora do Eixo, que receberá 3 grupos para uma permanência de 2 a 5 semanas.

O projeto será realizado graças ao apoio do Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas, o IBERMÚSICAS, aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em novembro de 2011.

O IBERMÚSICAS visa fomentar a presença e o conhecimento da diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos e aumentando o mercado de trabalho dos profissionais do ramo.

Sobre as Casas Fora do Eixo

As Casas funcionam como um centro de produção de tecnologias sociais, espaço livre de fruição criativa e, sobretudo, produção, troca e valorização de conhecimentos livres, promovendo a prática do compartilhamento e cooperação de projetos e pessoas. São também campi da Universidade Livre Fora do Eixo e mantém diálogo constante com o cenário independente das cidades onde estão instaladas. A circulação de agentes de toda cadeia produtiva da cultura nesses espaços é constante e a permanência de uma banda durante um determinado período possibilita a esses músicos uma série de experiências produtivas para sua formação. É comum o encontro e a troca de conhecimentos com outros artistas que estão em circulação ou hospedados nas casas, e ainda a ampliação de repertório dos processos de outros elos da cadeia produtiva, como serviços de produção, agenciamento, sistematização de shows, turnês e comunicação.

O Fora do Eixo também desenvolveu e desenvolve uma série de aplicativos ou tecnologias sociais a partir das inúmeras experiências em diversos contextos históricos e geográficos. Isto pode ser aplicado na gestão de carreiras das bandas, que passarão por módulos de vivência dentro das Casas, envolvendo os núcleos de comunicação, formação, sustentabilidade e articulação. Esses módulos possibilitam o aprimoramento do planejamento de carreira, que pode traçar estratégias para divulgação de seu trabalho, de alcance de público alvo, desenvolvimento de material de promoção, análise de resultados, bem como sistematizar um planejamento de investimentos, administração de recursos, entre outros. O planejamento de turnês, circulações e agenciamento também pode ser trabalhado junto as equipes da casa, pensando em opções mais sustentáveis como a hospedagem solidária, mas também em como otimizar tempo e recursos conectando produtores de cidades próximas e linkando eventos no mesmo período.

SERVIÇO
O que: Projeto Residências Artísticas: Casas Fora do Eixo abrem espaços para vivências da música Iberoamericana
Quando: de Abril à Dezembro de 2013
Onde: Nas cinco regiões brasileiras
Mais informações
Acompanhe o projeto
Leia o Edital

Correa Neto.

Nenhum comentário: