domingo, 24 de março de 2013

Políticas Culturais - 25/03/2013

Novos Olhares sobre as Políticas Culturais

A partir de março, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promoverá a série de palestras "Novos Olhares sobre as Políticas Culturais".  Na estreia, no dia 25 de março, às 15 horas, o pesquisador Wolney Malafaia apresentará a tese "Imagens do Brasil: O Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional". A moderação fica por conta do cineasta Frederico Cardoso.

Sobre os participantes

Wolney Vianna Malafaia - Bacharel em Direito (UERJ), Bacharel e licenciado em História (UFRJ), Mestre em história Social (PPGHIS/IFCS/UFRJ), professor de ensino médio do Colégio Pedro II e Doutor em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV-RJ)

Frederico Cardoso - Graduado em Administração de Empresas e em Cinema, foi coordenador do Núcleo de Cinema da Universidade Estácio de Sá, onde também ministrou a cadeira de Produção no curso universitário de cinema. Foi diretor da ABDeC-RJ. É um dos fundadores da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ). Com larga experiência em produção, direção, trabalhou na Programadora Brasil e coordenou a implantação de mais de 1.000 cineclubes à frente da equipe do Cine Mais Cultura.

Sobre "Novos Olhares sobre as políticas culturais"

A série pretende apresentar e debater trabalhos acadêmicos recém-defendidos. O campo de pesquisas sobre as políticas culturais vem sendo ampliado rapidamente nos últimos anos. Os novos estudos que vêm sendo realizados, em especial nos programas de pós-graduação, trazem importantes contribuições sobre o tema: Nos encontros na Casa de Rui Barbosa os novos especialistas terão a oportunidade de apresentar e de debater seus trabalhos com um variado público. O evento é organizado pela pesquisadora Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais, em parceria com os professores Allan Souza (PPED/UFRJ) e Luiz Augusto Rodrigues (UFF - Cultura e Territorialidades).

FCRB

Nenhum comentário: