terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Gestão Cultural com inscrições abertas no SENAC

O programa do curso tem uma estrutura especialmente desenhada para ampliar a possibilidade de inserção e evolução do profissional na vida produtiva, a partir do desenvolvimento de competências que conduzam à formação de um cidadão consciente do mundo à sua volta. Entende-se competência como a capacidade pessoal de articular saberes (saber fazer, saber ser e saber conviver) inerentes a situações concretas de trabalho. Os conteúdos são apresentados de forma significativa e atualizada, vistos como recursos, e não como finalidade da educação, assimilados pelos alunos de forma crítica e dinâmica e mobilizados para a solução de problemas.

Cenário da Política Cultural
O cenário da cultura no Brasil e no mundo
Fundamentos da arte e movimentos culturais
Política cultural pública e privada: possibilidades e limites

Gestão de Projetos Culturais
Estruturação do projeto
Planejamento administrativo financeiro: documentos, recursos, investimento, patrocínio, equipes.
Legislação aplicada à Gestão Cultural

Gestão e Marketing Cultural
Marketing Cultural
Economia da cultura e imagem corporativa
Planejamento financeiro
Planejamento de comunicação e marketing

Aprimoramento dos processos de gestão cultural
Definição e tipos de espaços culturais
Gestão da programação e público
Natureza jurídica e gestão financeira Gestão contemporânea da cultura ibero-americana e do Mercosul
Contrapartidas sociais
Tecnologias da comunicação

Projeto Cultural
Projeto integrador englobando e explorando as bases científicas e tecnológicas de todas as unidades curriculares do curso.


Especialistas colaboradores:

Aline Portilho - Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas. Foi tutora da pós-graduação EAD em Gestão Cultural da Faculdade Senac Rio e, atualmente, é produtora cultural na Escola de Comunicação da UFRJ, onde desempenha a função de gestora do projeto Pontão de Cultura Digital da ECO.

Andrei Gomes - Formado em Design Gráfico pela Universidade Estácio e especialista em Design de Interfaces pela PUC-Rio. Trabalha atualmente na Gerência de Produtos de Comunicação e Cultura do Senac no Rio de Janeiro.

André Luiz Fialho Coutinho - Especialista em Educação a Distância pelo Senac Rio, especialista em Informática na Educação pela Ulbra. Trabalha atualmente no Núcleo de Educação a Distância do Senac no Rio de Janeiro.

Caio Gonçalves Dias - Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

Leandro de Paula Santos - Bacharel em Produção Cultural (UFF), mestre em Comunicação Social (PUC-Rio), instrutor da pós-graduação EAD em Gestão Cultural do Senac no Rio de Janeiro e coordenador de Conteúdo em Comunicação da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Priscila Seixas - Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciência da Arte com especialização em Gestão Cultural (UFF). Coordenadora e tutora da pós-graduação EAD em Gestão Cultural e Artes Visuais: Cultura e Criação da Faculdade Senac Rio, professora da graduação em Produção Cultural da UFF, coordenadora pedagógica do projeto Som da UFF e gestora da produtora Burburinho Cultural.

Renata Fontanillas - Bacharel em Produção Cultural pela UFF e mestre em Gestão de Empresas e Instituições Culturais pela Universidade de Barcelona. Desde 2004, trabalha no Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da empresa Oi. Já atuou na produção e gestão de projetos, espaço cultural e programa de patrocínios. Atualmente, coordena o programa sociocultural Oi Kabum!, de formação para jovens em arte e tecnologia, implementado em Salvador, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Investimento:

Dezesseis (16) parcelas de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) + 1 parcela de R$ 80,00 (oitenta reais) no ato da matrícula, totalizando R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais).

Entre em contato com o Senac do estado de sua escolha para descontos e outras formas de pagamento.

Veja mais no SENAC

Nenhum comentário: