sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Especialização em Gestão Cultural

CARGA HORÁRIA
O curso tem duração prevista de 360 horas, no período de 13 meses, calculadas para o estudo de todas as unidades, a realização das atividades propostas, a participação no encontro inaugural, na avaliação parcial e para a orientação e apresentação do TCC.

PREÇO
Dezesseis (16) parcelas de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) + 1 parcela de R$ 80,00 (oitenta reais) no ato da matrícula, totalizando R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais).
Entre em contato com o Senac do estado de sua escolha para descontos e outras formas de pagamento.
A inscrição é totalmente gratuita.


PROGRAMA
O programa do curso está estruturado a partir do desenvolvimento de competências que conduzam à formação de um cidadão consciente do mundo à sua volta: um sujeito capaz de gerir sua vida profissional e, ao mesmo tempo, consciente de seu papel de cidadão na sociedade. Entende-se competência como a capacidade pessoal de articular saberes (saber fazer, saber ser e saber conviver) inerentes a situações concretas de trabalho. Os conteúdos são apresentados de forma significativa e atualizada, vistos como recursos, e não como finalidade da educação, assimilados pelos alunos de forma crítica e dinâmica e mobilizados para a solução de problemas.

    Organização da Cultura
    Gestão de Projetos Culturais
    Gestão e Marketing Cultural
    Gestão de Equipamentos Culturais
    Painel Cultural Contemporâneo

ORGANIZAÇÃO DA CULTURA

    O cenário da cultura no Brasil e a globalização
    Da ideia à ação: o que é um projeto cultural
    Associação de amigos e outras modalidades
    Políticas culturais

Projeto integrador: elaborar estrutura de projeto cultural.

GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS

    Análise de viabilidade
    Abertura de firma
    Plano de negócios
    Elaboração das etapas do projeto
    Planejamento administrativo
    Legislação e direito autoral
    Prestação de contas

Projeto integrador: elaborar plano de negócios contendo definição de missão e análise de viabilidade.

GESTÃO E MARKETING CULTURAL

    Marketing e Comunicação
    Intercâmbio e parcerias
    Montagem de orçamento
    Articulação das etapas do projeto
    Técnicas de venda

Projeto Integrador: apresentar projeto elaborado com articulação das etapas e orçamento.

GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS

    Gerenciamento financeiro
    Perfil de atuação e posicionamento
    Ações educativas

Projeto integrador: finalizar elaboração de projeto cultural, formatando e utilizando adequadamente incentivos fiscais – federal, estaduais e municipais – pertinentes à sua viabilização.

PAINEL CULTURAL CONTEMPORÂNEO

    Gestão contemporânea da cultura ibero-americana e do Mercosul
    Cultura e transformação social
    Cultura e comunicação

Projeto integrador: Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) – apresentar projeto para a banca examinadora, utilizando técnica de pitching.


Especialistas colaboradores:

    Dennis Hanson, doutorando em Computação de Alto Desempenho no programa interdisciplinar da Engenharia Civil do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); formado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-RJ);
    Kitta Eitler, mestre em Ciência da Arte pela UFF e especialista em Educação a Distância pelo Senac Rio;
    Eva Doris Rozental, graduação em Ciências Econômicas pela PUC-Rio; mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UFRJ, com grande experiência na gerência de projetos culturais;
    Isabel Azevedo, mestre em Ciência da Literatura/Semiologia – Análise do Discurso pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Letras: Português-Literaturas pela mesma faculdade. Licenciada em Letras: Português-Literaturas pela mesma faculdade;
    Rosane Carvalho, museóloga e relações públicas, professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com doutorado em Ciência da Informação e especialização nos Estados Unidos em Marketing e Relações Públicas na área cultural;
    Maurício Neves, contador e administrador de empresas, formado pela UFRJ, com mestrado em Contabilidade e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: