quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Iphan lança edital do Patrimônio Imaterial

Circuito Mato Grosso

Foi lançado nesta segunda (3), o edital PNPI 2011 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que visa receber projetos, cujo objetivo é promover a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, em sua dimensão imaterial. Os projetos poderão ser encaminhados ao Departamento do Patrimônio Imaterial até o dia 3 de novembro. Contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural do país bem como captar recursos e promover a constituição de uma rede de parceiros com vistas à valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de incentivar e apoiar iniciativas e práticas de preservação, também constam no edital como sendo os principais objetivos do projeto.

O PNPI 2011 financia, apoia e estimula, prioritariamente, projetos inseridos em quatro linhas de ações. A primeira é a pesquisa, documentação e informação, que consiste basicamente em contribuir para a realização, levantamento e conservação de acervos documentais e etnográficos, considerados fontes fundamentais de informação sobre o patrimônio cultural imaterial.

A segunda linha é a sustentabilidade, que trata, entre outras coisas, do apoio a ações de melhoria das condições de produção e circulação de bens culturais imateriais, numa perspectiva de preservação de meio ambiente e de proteção de contextos culturais específicos.

A promoção é a terceira linha de apoio do programa. Nesta linha, são realizadas ações de sensibilização da população para a importância do patrimônio cultural imaterial na formação da sociedade brasileira. A quarta e última linha é referente à capacitação, que é responsável pela formação e capacitação de agentes para identificação, reconhecimento e apoio à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

Os projetos deverão ser apresentados de acordo com as condições e exigências estabelecidas no Edital.
Para conhecer o Edital e seus anexos, basta acessar o site do Iphan.

Patrimônio Imaterial

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, como a São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá (foto), os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Camila Ribeiro – Especial para o Circuito Mato Grosso

Nenhum comentário: