terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Inscrições para Conexão Vivo terminam na sexta-feira

Inscrições para o edital nacional do Conexão Vivo terminam na sexta-feira

Com 12 categorias, o edital engloba todo o setor produtivo da música e suas interfaces com o audiovisual. As inscrições podem ser feitas pelo portal do programa.

Terminam na sexta-feira, dia 16 de dezembro, as inscrições para a seleção de projetos culturais a serem patrocinados em 2012 pelo Conexão Vivo, programa que integra a política cultural da empresa Vivo.  Pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever por meio do portal http://www.conexaovivo.com.br/editais.

Visando democratizar o acesso e distribuir os recursos por todo o país, serão financiados projetos de pequeno e médio porte. Para os projetos de pequeno porte, o orçamento total deverá ser igual ou inferior a R$ 100 mil. Os projetos de médio porte poderão ser contemplados desde que seu orçamento total se enquadre entre R$ 100 mil e R$ 800 mil, incluindo recursos incentivados e contrapartida obrigatória, quando for o caso.

Os projetos selecionados serão financiados por meio das Leis Estaduais de Incentivo à Cultura (LEICs) e Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As ações dos projetos poderão ser realizadas em território nacional ou estrangeiro, a partir de 2012, atendendo às exigências da legislação. Cada proponente poderá inscrever até 2 (dois) projetos, em inscrições separadas, em quaisquer áreas ou subáreas do Edital.

Os projetos somente serão aceitos mediante cadastro no portal do Conexão Vivo, com a criação de um perfil, preenchimento da ficha de inscrição e upload dos arquivos solicitados. Os pedidos que cumprirem todos os requisitos irão receber a confirmação com um número de protocolo. Todo o processo é online, não exigindo envio de material físico.

O Conexão Vivo trabalha com o compartilhamento de informações, tecnologias, recursos humanos e financeiros para o fortalecimento de ações conjuntas que possam beneficiar e fortalecer o indivíduo e a sua rede de trabalho.

Áreas de atuação

O Edital de Projetos Incentivados – Conexão Vivo 2011/2012 têm grande abrangência quanto aos tipos de projetos a serem apoiados. Entre as 12 categorias previstas no edital, estão: pesquisa; formação e qualificação do setor musical; estúdio; produtos em CD, DVD e LP; distribuição (formas de distribuição musical física, digital, remunerada e para fins de divulgação); veiculação (programas de rádio, TV, web e para dispositivos móveis); blogs, sites e portais (criação e manutenção); comercialização de produtos; circulação de shows e turnês; festivais e mostras; feiras; premiações e ainda registros audiovisuais (longas, médias e curtas-metragens em formato de documentário ou ficção), entre outras.

A abrangência da área do audiovisual refere-se a produção de conteúdo e exibição de registros relacionados à música por meio de curtas, médias e longas metragens, bem como a produção de videoclipes, registros em DVDs musicais, filmes de animação e afins. A exibição dos produtos resultantes poderão ser viabilizadas em todos os meios (web, celular, TV, cinema etc.) e/ou transformada em produtos de comercialização direta ao consumidor final.

Mais dois editais específicos serão lançados em dezembro, reforçando a expansão da atuação do Conexão Vivo na área de audiovisual. Um destes novos editais a serem anunciados é o Movida, um concurso de seleção de videoclipes produzidos no país, que receberão prêmios por meio da escolha de um júri especializado e votação popular.

Outro edital que será aberto é o Conexão Vivo Animações. Em sua terceira edição, tem por objetivo estimular a produção de obras audiovisuais de animação, explorando a conexão entre música e imagem, em suas diferentes possibilidades de linguagem.

Política Cultural - Conexão Vivo

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Iniciado em 2001 e transformado em plataforma nacional em 2009, o programa reúne iniciativas de circulação de shows, festivais independentes, projetos coletivos e associativos para o desenvolvimento musical, residências criativas, gravação de CDs e DVDs individuais e coletivos, produção de videoclipes, programas de rádio, desenvolvimento cultural na web, atividades de qualificação, seminários, dentre outras.

O princípio de rede do Conexão Vivo está presente  em todas as etapas do programa. Com base nisso, não se realiza patrocínio a projetos de forma isolada; priorizamos a inclusão do maior número possível de agentes criativos em sua plataforma de beneficiados.

“Nosso intuito é fazer com que os investimentos da Vivo em cultura representem uma celebração da riqueza e da diversidade cultural brasileira, permitindo um maior intercâmbio entre artistas de diferentes localidades. Queremos criar redes que possibilitem aos diversos agentes culturais a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a evolução do mercado cultural brasileiro”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo.

Articulados de forma orgânica, os projetos e seus integrantes constituem uma poderosa rede pelo desenvolvimento do setor musical brasileiro. A prova disso é que em 11 anos, após investimentos de 90 milhões em recursos próprios e incentivados, os mais de 420 projetos financiados pelo Programa geraram cerca de 1.800 espetáculos assistidos por um público superior a 700 mil pessoas. Cerca de 350 atividades de capacitação foram realizadas e 270 mil produtos (CDs e DVDs) foram distribuídos física e virtualmente em todo o país.

"Essa costura entre ações originárias do próprio programa e iniciativas associadas com foco na capacitação faz do Conexão Vivo uma grande ação de fortalecimento da engrenagem da música no páis", explica Kuru Lima, gestor nacional da plataforma de investimento em música promovida pela Vivo.

Mais informações

Conexão Vivo
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Vivo
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