quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

17º Concurso FNLIJ

   

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) recebe projetos para uma série de concursos com inscrições abertas até março de 2012.

Um dos principais concursos promovidos pela FNLIJ, O "17º Concurso FNLIJ - Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil",  tem como objetivo dar visibilidade aos diversos programas de incentivo à leitura junto aos públicos infantil e juvenil. Poderão participar programas desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas. Na edição 2011 do concurso foram premiados dois projetos: "Projeto Leitura nas mangueiras", realizado em Betim (MG), e o "Projeto Roedores de Livros", de Ceilândia Sul (DF).

Em 2004, a FNLIJ iniciou a parceria com o INBRAPI - Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, presidido pelo escritor Daniel Munduruku. Agora, em 2011-2012, como uma ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005 – 2015) proclamada pela UNESCO, em parceria com o INBRAPI, por meio do Núcleo de Escritores e  Artistas Indígenas – NEArIn, promove a 9ª edição dos concursos "Curumim - Leitura de Obras de Escritores Indígenas" e o concurso "FNLIJ/INBRAPI Tamoios de Textos de Escritores Indígenas".

Podem participar do concurso Tamoios indígenas adultos brasileiros que tiverem sua filiação indígena apresentada. O texto, com foco no universo infantil e juvenil, deve ser inédito e pode ser produção coletiva. Já o concurso Curumim, vai premiar textos que sejam fruto do trabalho de leitura de livros de literatura para crianças e jovens de autoria de escritores indígenas.

Para premiar relatos, ficcionais ou reais, de uma situação de leitura partilhada, o "Concurso FNLIJ Leia Comigo!" chega em sua 11ª edição. O concurso é consequência da Campanha de mesmo nome, criada em 2001, e que procura incentivar nas famílias o interesse pela leitura.

Para o regulamento de todos os concursos, acesse o site da FNLIJ

Fonte: Movimento Brasil Literário

Nenhum comentário: